
Para a emissão dos certificados, a Sinerconsultant utiliza a metodologia proposta pelo protocolo GHG, também conhecido como Greenhouse Gas Protocol, que quantifica a emissão de gás de efeito estufa que é evitada toda a vez que uma empresa troca de uma fonte de energia não renovável e adota uma fonte de energia renovável. A metodologia é a mais utilizada internacionalmente por governos e empresas quando o assunto diz respeito às emissões de gases de efeito estufa. É compatível com a norma ISO 14.064 e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Este é mais um benefício da liberdade no mercado de energia elétrica. Mais do que reduzir simplesmente o custo da conta de energia, a migração permite a escolha de uma fonte que reduza também os impactos ambientais. Com a condição de contratação de fontes incentivadas por consumidores especiais, a busca por economia passou a fomentar algo ainda mais importante: o crescimento das fontes alternativas limpas no Brasil.
O Certificado de Energia Renovável Comerc Sinerconsult é resultado da parceria de ambas empresas (Comerc e Sinerconsult) para desenvolver uma metodologia pioneira no Mercado Livre de Energia Elétrica que segue os princípios do GHG Protocol considerando os dados auditáveis advindos da CCEE em relação às fontes incentivadas.